As redes sociais estão cada vez mais unindo as pessoas, no mundo virtual. Diversas são as utilidades que se fazem delas, porém, é crescente a onda de conscientização sobre as questões sociais, culturais, políticas, ambientais etc. , movida principalmente pela juventude. São pessoas cansadas de tanto descaso com o cidadão, a sociedade e a natureza. Aquiraz, cidade histórica e agradável, no litoral do Ceará, vem pegando carona nessa onda. Devido a essa onda de conscientização e de busca pela justiça, em todos os sentidos, criamos o blog “Blog do Aquiraz” (https://blogdoaquiraz.wordpress.com) e, no Facebook, o grupo de mesmo nome, “Blog do Aquiraz”. No primeiro, são publicadas matérias, com um maior volume de conteúdo, onde o internauta tem uma leitura mais complexa sobre determinado assunto, podendo, inclusive deixar seu comentário, contra ou a favor, e no segundo, no grupo do Facebook, os próprios membros lançam suas opiniões que imediatamente são debatidas pelos demais membros. No Facebook, não há limite de postagens, nem de comentários. Fala-se sobre o que se tem vontade de falar, desde que com critérios, sem alusão ou detrimento a quaisquer pessoas ou instituições. Tudo o que for dito deverá ser fundamentado para que o assunto ganhe credibilidade.

Está nascendo, em Aquiraz, um corrente de pensadores a fim de discutir as mazelas, o que há de bom e o que pode ser feito na cidade. Muitos, que há pouco tempo não eram percebidos pela sociedade, hoje, mostram-se altamente competentes para se discutir o futuro de nossa cidade, de forma coerente e bastante eficaz. São jovens, em sua maioria, sedentos por justiça.

Conheça os assuntos que mais foram discutidos em 4 dias de atividades do Blog do Aquiraz, no Facebook:

POLITICAGEM – mau uso da política em Aquiraz, geralmente apoiando ou denegrindo a imagem de políticos, sem a menor preocupação com o bem-estar social.

USO INDEVIDO DE TERRAS DA UNIÃO – apropriação indevida de terras da união, nas margens do Rio Catu; Venda de parte das dunas do Catu, sob omissão da SEMACE.

POSTOS DE SÁUDE – o equipamento existe, o atendimento não. Este foi um dos exemplos mostrados referentes ao posto de saúde da Tapera. Como os equipamentos odontológicos estão com defeitos, o que se faz é apenas limpeza com flúor e nada mais.

CORRUPÇÃO – Foi mostrado que os corruptos de todo Brasil surrupiaram 82 BILHÕES DE REAIS dos cofres públicos, em 2010, dinheiro suficiente para curar o País.

ÔNIBUS UNIVERSITÁRIO – criticamos o que está errado, porém elogiamos o que está certo. Um grandiosa e incalculável conquista do povo aquirazense, em especial os estudantes universitários, foi  a disposição de transporte gratuito para estudantes aquirazenses estudarem em Fortaleza. Um ganho formidável garantido por Lei municipal. Ver mais http://agageaquiraz.wordpress.com/category/estudos-e-carreiras/onibus-universitario-universitarios-de-aquiraz/

PARTICIPAÇÃO POPULAR – surgiu a necessidade de expor e dialogar publicamente todos os assuntos relacionados às questões políticas, sociais, ambientais etc. na cidade de Aquiraz. Logo, haverá em praça pública, um amplo debate onde o povo será o protagonista e onde os governantes terão a chance de conhecer o que o povo realmente pensa e de aprender como é que se faz política de verdade, capaz de transformar problemas e alternativas.

ABUSO DO PODER POLICIAL – denúncias sobre a má abordagem de policiais do Ronda do Quarteirão, amedrontando ao invés de proteger o cidadão.

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO DA POLÍCIA – os policiais do Ronda do Quarteirão estão agindo de forma correta ao abordar as pessoas nas ruas. Isso faz com que a população volte a ter confiança na polícia.

RECAPEAMENTO DA PISTA DA TAPERA – finalmente, a pista esburacada da Tapera ganhou uma nova roupagem. Há, ainda, a reclamação de via para pedestres, contudo, o problema foi resolvido.

MANIFESTAÇAO SINDICAL E ASSOCIATIVISTA – movimentos sindicalistas, como o Sinsepuma (Servidores Municipais), a Associação das Mulheres Aquirazenses, a AGAGE – Associação Gente Ajudando a Gente, vem se manifestando em prol do social e defendendo suas causas. Isso abre espaço para que outras entidades manifestem suas lutas.

COMBATE AO MACHISMO E À HOMOFOBIA – denúncia sobre maus-tratos ás mulheres tem sido tema no grupo, assim como a luta contra o preconceito de gêneros (homofobia).

LIXÃO DO MACHUCA – até hoje o poder público, Municipal e Estadual, não resolve os problemas daquilo que um dia foi aterro sanitário, no Machuca. Fez-se uma campanha municipal na semana do meio-ambiente, em maio passado, mas até agora nada. Ver mais http://agageaquiraz.wordpress.com/category/agage/meio-ambiente/lixo/

DIVULGAÇÃO DE AÇÕES CULTURAIS COMUNITÁRIAS – Aquiraz ganhou mais destaque em sua cultura, com o lançamento do documentário “Os Cabeludos da Encantada”. Trata-se de um documentário sobre a tribo indígena Jenipapo Kanindé, da Lagoa Encantada, em Aquiraz. Ver mais http://agageaquiraz.wordpress.com/2011/10/28/aquiraz-ganha-um-documentario-sobre-a-tribo-indigena-jenipapo-kaninde/

FALTA DE EQUIPAMENTOS DE ESPORTE – Dentre tantos equipamentos, o Ginásio Coberto, no centro da cidade, vem causando tristeza e decepção ao povo aquirazense, sobretudo aos jovens que ficam sem opção e atentados a viverem outras aventuras no mundo ilícito, as drogas. O ginásio não foi reformado e até hoje se encontra interditado. É uma pena!

PÉSSIMO ATENDIMENTO BANCÁRIO – O único banco existente, até o momento, em Aquiraz, não trata bem seus clientes. Horas e horas de espera em grandes filas fazem parte do cotidiano de milhares de aquirazenses. Do jeito que está não dá mais. Já chega de tanto descaso. Respeito já! Ver mais https://blogdoaquiraz.wordpress.com/2011/10/27/15/

PREÇOS ABUSIVOS DAS PASSAGENS DE ÔNIBUS – O monopólio da empresa São Benedito, em Aquiraz, faz com que a população, mais uma vez, seja desprezada. Eles atuam como querem e o poder público não toma providências. Passagens com preços inexplicáveis são praticados na cidade. Ver mais http://agageaquiraz.wordpress.com/2011/03/02/precos-abusivos-das-passagens-em-aquiraz-ce/

NEPOTISMO – vários parentes de políticos constituem a Folha de Pagamento da Prefeitura de Aquiraz.

Como se pode ver, são assuntos variados, mas de grande interesse social. O povo está mais ligado nas questões sociais. Basta o poder público tomar ciência disso.

Fiquem à vontade para opinar em nossos diálogos. Toda opinião será bem-vinda.
Acesse o nosso grupo no Facebook, clicando aqui.

Por Joaquim Paiva
Blogueiro