Tags

, , , ,

Aos 24 dias do mês de Dezembro do anno de 1869, formava-se uma Commissão de Emancipação dos Escravos, na Villa de Aquiraz. Naquele dia, estava posto em pauta a liberdade da escravinha Catharina, com idade de 9 annos, filha da escrava Lúcia, pertencente ao Reverendo Vigário Mathias, esse mesmo que comprou a alforria da escravinha Catharina, pela quantia de 130 Mil Réis, no qual foi aceito por todos os presentes a tornando LIBERTA PARA TODO O SEMPRE

Sabe-se, portanto, que o Pe. Mathias, além de comprar a liberdade da escravinha Catharina, deu-lhe de presente uma casa na praça matriz da cidade. Em 1922, a mesma casa foi vendida ao Sr. Antônio Brasil Façanha (avô do Sr. Elias Agostinho) e ficou conhecida como a “Casa das Brasil“. Assinava o registro de venda da casa a escravinha Catharina, supostamente com 62 anos de idade, juntamente com Adonias Serpa, filho de Justiniano de Serpa. Qual a relação de Adonias Serpa com a casa não se tem notícia.

Outro fato relevante é a data de falecimento da escravinha Catharina, com cerca de 70 anos, no dia 14 de dezembro de 1930, conforme diário do Sr. Antônio Brasil, que escrevia fatos importantes a sua época.

Assista ao vídeo no YouTube, canal “Cuidando da Cidade – com Joaquim Paiva“. Se gostar dá um like para ajudarmos a produzir mais conteúdos e se inscreva no canal. Obrigado!

Joaquim Paiva
Guardião da Memória de Aquiraz

Mais informações:
Blog da Agage: https://agageaquiraz.wordpress.com/2011/12/02/143-anos-de-libertacao-da-escravinha-catharina-em-aquiraz/
Vídeo direto no canal do YouTube: https://youtu.be/4HFPjB0_axw